terça-feira, 31 de agosto de 2010

Festa de comemoração ao Boi de Reis Pitadinho - Blog do MySpace PeduBreu de | Blog do PeduBreu

Festa de comemoração ao Boi de Reis Pitadinho - Blog do MySpace PeduBreu de | Blog do PeduBreu

Programação comemorativa ao centenário do Boi de Reis Pintadinho de São Gonçalo do Amarante/RN.
Mestre Déde Veríssimo

Sobre o Boi: Boi Calemba: A palavra calemba foi criada por Câmara Cascudo para diferenciar o Boi do RN dos que se apresentam em outros Estados. Sua história fala do nascimento de Jesus. Os integrantes são classificados como “enfeitados e mascarados.
Executando cantigas antigas, eles fazem a coreografia ao som da Rabeca. O figurino é enfeitado com fitas coloridas e espelhos, proporcionando um interessante efeito visual. Os mascarados representam a parte cômica da dança. O trio formado por Birico, Mateus e a Catirina se apresentam usando roupas surradas, rostos pintados e se utilizam dos gestos e paródias dos galantes. Outras figuras integram a apresentação como a Burrinha, o Bode, o Gigante (cavalo marinho), o Jaraguá e o Boi. Os instrumentos utilizados são a rabeca, o pandeiro e alguns instrumentos de corda, podendo ser substituídos pela sanfona. O Boi Pitadinho é um dos grupo tradicionais do estado do RioGrande.

Local: Espaço Cultural do Boi de Reis - São G. Amarante

Dia 02/09/2010
17:00hs - Ensaio do Boi de Reis

18:00hs - Mostra de Video - Filme Boi de Prata

20:00hs - Forró de Rabeca com o Mestre Damião

Gláucio Teixeira
Artista Auto Produtor
(84) 8809-0452

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hoje no SESC ZN

Compartilhar este perfil
Hoje no SESC ZN ás 19hs Abertura oficial "Encontro de Arte e Cultura Part. Congos de SGA" Saber mais acesse: www.myspace.com/pedubreu"

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SESC promove encontro de arte e cultura de 25 a 27 de agosto

O SESC Zona Norte promove em sua unidade Conjunto Santa Catarina o "Encontro Cultural" de 25 a 27 de Agosto homenagem aos Congos de Calçola

Ler mais: http://home.myspace.com/index.cfm?fuseaction=home#ixzz0xUiY88fo

Vídeo dePeduBreu - Vídeo do MySpace

Vídeo dePeduBreu - Vídeo do MySpace

Messias Holanda e o clássico " Eu quero me trepar num pé de coco" no IX festival de música que aconteceu de 18 a 21 de agosto de 2010 no centro de arte e cultura dragão do mar. Fortaleza(CE).

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SESC pormove Apresentação do Bambelô da Alegria

O SESC Promove Dia 11/08/ Das 14 ás 17hs O Encontro Cultural na Escola José Alves Landim. Apresentação do Bambelô da Alegria Mestre Sérvulo Teixeira S. Gonçalo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Banda Pedubreu concede entrevista à Agência Fotec



Por Laís Farias

“Não somos um grupo de folclore, somos um grupo de arte promovendo cultura”. Assim os integrantes da banda PeduBreu se definem. Em entrevista à equipe da Agência Fotec nesta quarta (27) os artistas naturais de São Gonçalo, na Grande Natal, explicaram que recebem sim influência do folclore, gostam, pesquisam, modificam e acrescentam, mas não se definem unicamente por isso.

A banda é formada por Glaúcio DuBreu (vocalista ou” cantador”, como se denominou), Lula Borges (Baixista), Panque DuBreu (Baixista), Kiko Mosca (Guitarrista), Dinei Teixeira (Percussão) e Jimmy DuBreu (Baterista); e contou ainda, no show de hoje, com a participação do músico Zé da Rabeca.

A expressão PeduBreu vem do nome Pedro, sendo uma homenagem a Pedro Guajiru, criador do boi de Reis Pintadinho de São Gonçalo do Amarante; e Breu remete ao lugarejo as margens do rio Potengi onde ocorriam festas e brincadeiras.

Quanto ao gênero musical que mais se identificam, os músicos citaram o Tecnococo, que propõe uma mistura do som raiz com equipamentos e instrumentos modernos, a exemplo da guitarra. “Misturamos essas tecnologias para fazer o Tecnococo”.

Os artistas revelaram uma preocupação com a causa social e afirmaram que são todos educadores, realizando oficinas de percussão, desenho e áudio visual. ”A pretensão maior não é ser banda, é ter um trabalho social”. Contaram ainda que participam da Rede Potiguar de Música, órgão de articulação a nível de Estado que conta com uma parceria com o Sebrae.

O grupo descreveu o clima descontraído entre os integrantes da banda “Somos de família.” e afirmaram que tentam transmitir sua energia para os que os assistem. “Nós agimos naturalmente, queremos passar isso para o público.” Lembraram também com bom humor de quando foram impedidos de entrar em seu camarim durante o Festival da Canção. “Na hora não foi engraçado, mas depois acaba ficando.”.

Encerrando a entrevistas os músicos fizeram o convite para o show de aniversário da banda, que ocorrerá dia 18 de novembro na cidade de São Gonçalo do Amarante. Na festa serão realizadas oficinas de desenho, percussão, capoeira entre outras atividades.