Sobre o Boi: Boi Calemba: A palavra calemba foi criada por Câmara Cascudo para diferenciar o Boi do RN dos que se apresentam em outros Estados. Sua história fala do nascimento de Jesus. Os integrantes são classificados como “enfeitados e mascarados. Executando cantigas antigas, eles fazem a coreografia ao som da Rabeca. O figurino é enfeitado com fitas coloridas e espelhos, proporcionando um interessante efeito visual. Os mascarados representam a parte cômica da dança. O trio formado por Birico, Mateus e a Catirina se apresentam usando roupas surradas, rostos pintados e se utilizam dos gestos e paródias dos galantes. Outras figuras integram a apresentação como a Burrinha, o Bode, o Gigante (cavalo marinho), o Jaraguá e o Boi. Os instrumentos utilizados são a rabeca, o pandeiro e alguns instrumentos de corda, podendo ser substituídos pela sanfona. O Boi Pitadinho é um dos grupo tradicionais do estado do RioGrande. Local: Espaço Cultural do Boi de Reis - São G. Amarante Dia 02/09/2010 17:00hs - Ensaio do Boi de Reis 18:00hs - Mostra de Video - Filme Boi de Prata 20:00hs - Forró de Rabeca com o Mestre Damião Gláucio Teixeira Artista Auto Produtor (84) 8809-0452 |
Tecnococo Pedubreu. Este é o resultado peculiar produzido pelo grupo Pedubreu, que traz as raizes da cultura popular aliada em vários costumes e tradições, recriando todo um espaço mítico e de auto refinamento musical. Onde o público interativamente é contagiado pela alegria e descontração.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Festa de comemoração ao Boi de Reis Pitadinho - Blog do MySpace PeduBreu de | Blog do PeduBreu
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Hoje no SESC ZN
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
SESC promove encontro de arte e cultura de 25 a 27 de agosto
Ler mais: http://home.myspace.com/index.cfm?fuseaction=home#ixzz0xUiY88fo
Vídeo dePeduBreu - Vídeo do MySpace
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
SESC pormove Apresentação do Bambelô da Alegria
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Banda Pedubreu concede entrevista à Agência Fotec
28 JULHO 2010
Por Laís Farias
“Não somos um grupo de folclore, somos um grupo de arte promovendo cultura”. Assim os integrantes da banda PeduBreu se definem. Em entrevista à equipe da Agência Fotec nesta quarta (27) os artistas naturais de São Gonçalo, na Grande Natal, explicaram que recebem sim influência do folclore, gostam, pesquisam, modificam e acrescentam, mas não se definem unicamente por isso.
A banda é formada por Glaúcio DuBreu (vocalista ou” cantador”, como se denominou), Lula Borges (Baixista), Panque DuBreu (Baixista), Kiko Mosca (Guitarrista), Dinei Teixeira (Percussão) e Jimmy DuBreu (Baterista); e contou ainda, no show de hoje, com a participação do músico Zé da Rabeca.
A expressão PeduBreu vem do nome Pedro, sendo uma homenagem a Pedro Guajiru, criador do boi de Reis Pintadinho de São Gonçalo do Amarante; e Breu remete ao lugarejo as margens do rio Potengi onde ocorriam festas e brincadeiras.
Quanto ao gênero musical que mais se identificam, os músicos citaram o Tecnococo, que propõe uma mistura do som raiz com equipamentos e instrumentos modernos, a exemplo da guitarra. “Misturamos essas tecnologias para fazer o Tecnococo”.
Os artistas revelaram uma preocupação com a causa social e afirmaram que são todos educadores, realizando oficinas de percussão, desenho e áudio visual. ”A pretensão maior não é ser banda, é ter um trabalho social”. Contaram ainda que participam da Rede Potiguar de Música, órgão de articulação a nível de Estado que conta com uma parceria com o Sebrae.
O grupo descreveu o clima descontraído entre os integrantes da banda “Somos de família.” e afirmaram que tentam transmitir sua energia para os que os assistem. “Nós agimos naturalmente, queremos passar isso para o público.” Lembraram também com bom humor de quando foram impedidos de entrar em seu camarim durante o Festival da Canção. “Na hora não foi engraçado, mas depois acaba ficando.”.
Encerrando a entrevistas os músicos fizeram o convite para o show de aniversário da banda, que ocorrerá dia 18 de novembro na cidade de São Gonçalo do Amarante. Na festa serão realizadas oficinas de desenho, percussão, capoeira entre outras atividades.